Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/unive830/public_html/includes/conect.php on line 2
Limpeza e Higienização de Reservatórios de água em Jardim Imirim - SP | Universo Ambiental

Limpeza e Higienização de Reservatórios de água em Jardim Imirim - SP

Higienização de Caixa D'Água, Higienização e Limpeza de Reservatório de Água - 0800 - 771 - 2222

Higienização de Caixa D'Água em [cidade] - Higienização e Limpeza de Reservatório de Água Jardim Imirim - SP .A Universo Ambiental garante a qualidade do serviço de limpeza de resevatorio de caixa de água

Limpeza e Higienização de Reservatórios de água em Jardim Imirim - SP. 

Limpeza e Higienização de Reservatórios de água em Jardim Imirim - SP. Agua potável é aquela que pode ser consumida pelos seres humanos, sem prejuízo à sua saúde e, para tal, ela deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas e estar isenta de organismos patogênicos e de substâncias tóxicas, a fim de prevenir danos à saúde e favorecer o bem estar das pessoas. (Organismos patogênicos são aqueles que transmitem doenças pela ingestão ou contato com água contaminada por bactérias, vírus, parasitas e protozoários).

Nesse contexto é que se aplica a importância da limpeza e desinfecção rotineira dos reservatórios de água que deverá ser realizada a cada seis meses, e sempre que houver suspeita de contaminação da água tanto por substancias químicas quanto por animais que podem se abrigar em seu interior, como roedores, baratas, pombos e mosquitos.

A análise bacteriológica de amostras de água do reservatório é o procedimento mais eficaz para se verificar a qualidade da água destinada ao consumo humano e deve ser providenciada sempre após cada limpeza ou quando houver suspeita de sua qualidade.

Esta análise indica a contaminação ou não da água por germes do grupo Coliforme. Os coliformes constituem um grupo de bactérias, que por reunirem um conjunto de características próprias, foram internacionalmente consagradas como indicadores bacterianos de poluição. São encontrados em grande quantidade nas fezes humanas e de animais de sangue quente, podendo algumas espécies ser encontradas em ambiente natural. Sua presença na água indica a contaminação desta por fezes ou esgoto sanitário, podendo conter microorganismos nocivos à saúde.

É importante saber que a limpeza, higienização e coleta de amostras dos reservatórios serão executadas, exclusivamente, por pessoas jurídicas (empresas) licenciadas pelo Inea, quando se tratar de prédios públicos ou privados que mantenham reservatórios de água para o consumo humano, não compreendendo as residências unifamiliares, conforme estabelece a Lei Estadual nº 1.893, de 20.11.91.

Para todo serviço de limpeza e higienização de reservatórios de água potável deverá ser emitido um Comprovante de Execução de Serviços (CES), que deverá estar afixado em local visível ao público ou aos condôminos, assim como o resultado da análise bacteriológica, que só poderão ser executadas pelo laboratório do INEA ou por laboratórios por ele credenciados.

O CES somente será considerado válido quando houver identificação do Responsável Técnico e estiver acompanhado dos resultados das análises bacteriológicas.

Doenças provocadas pela água imprópria ao consumo humano

As doenças provocadas pela água imprópria ao consumo humano se dividem em dois grupos:

  • doenças de origem hídrica – são aquelas causadas pela presença de substancias químicas em concentrações superiores aos limites máximos permissíveis.
  • doenças de veiculação hídrica – são aquelas em que a água atua como veículo do agente infeccioso, sendo as mais frequentes doenças como amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e cólera.

Higienização e Limpeza de Resevatorio de água Jardim Imirim - SP .A Universo Ambiental garante a qualidade do serviço de limpeza de resevatorio de caixa de água, atendendo normas vigente. Entretanto, para manter sempre a boa qualidade da água que será consumida, é muito importante que se tome alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza de Reservatórios caixa- de água a cada seis meses. É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças, como verminoses e infecções.

HIGIENIZAÇÃO DE RESEVATORIO CAIXAS DE ÁGUA.

A higienização correta das caixas de água em empresas, residências, comercio e condomínios, garante a qualidade da água consumida pelas pessoa e conseqüentemente, a preservação de sua saúde. Infelizmente, esse procedimento que deveria ser realizado de seis em seis meses não é uma constante. Até chegar às torneiras para consumo, a água percorre um longo caminho. Inicialmente é bombeada de alguma reserva até uma estação de tratamento, onde sempre através de tubulação segue para reservatórios de bairro e posteriormente, para as casas, condomínios, indústrias e assim chegando primeiro nas caixas d’água.

ETAPAS DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO. - A Universo Ambiental garante a qualidade da água fornecida até o ponto de entrega, atendendo ao padrão de potabilidade definido pelo Ministério da Saúde.Entretanto, para manter sempre a boa qualidade da água que será consumida,é muito importante que se tome alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza da caixa de água. É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças, como verminoses e infecções. Nossos profissionais, são altamente capacitados e treinados. Segue alguns procedimento de limpeza da caixa de água.É necessário verificar as condições de higiene e vedação. para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças, como verminoses e infecções.Nossos profissionais, são altamente capacitados e treinados. Segue alguns procedimento de limpeza da caixa de água.

HIGIENIZAÇÃO E DESINFECÇÃO EM RESERVATÓRIOS D’ ÁGUA”.A água contaminada pode conter grande quantidade de agentes transmissores de doenças. Dentre as doenças veiculadas pela água, as mais comuns são:CÓLERA - É uma doença causada pelo vibrião colérico, uma bactéria que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Sua transmissão é diretamente por ingestão oral, principalmente em água contaminada.CÓLERA - É uma doença causada pelo vibrião colérico, uma bactéria que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Sua transmissão é diretamente por ingestão oral, principalmente em água contaminada. AMEBÍASE - É uma doença de difusão mundial causada pela Entamoeba histolytica, que se instala principalmente no intestino grosso humano. A transmissão da doença é feita por cistos eliminados com as fezes e ingeridos com água ou alimentos. Os Sintomas manifestam-se com quadros disentéricos agudos, diarréias com sangue, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, emagrecimento e fadiga muscular.FEBRE TIFÓIDE - É uma doença contagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. A febre tifóide é uma doença distinta e não relacionada com o Tifo, provoca Febres de cerca 40ºC, dores de cabeça, fadiga, agitação durante o sono podendo levar a morte. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada.

LEPTOSPIROSE - É uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal. A leptospirose é uma zoonose e sua transmissão somente ocorre quando há meio aquoso (presença de água) para veicular a bactéria, pois ela não sobrevive a meios secos. Sintomas da doença podem incluir febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarréia ou coceira, podendo evoluir para falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória, em casos raros ocorre a morte.

GIARDÍASE - É a doença provocada pelo protozoário Giardia lamblia. As giárdias infectam indistintamente seres humanos, cães, gatos e gado. A transmissão pode ser de um animal para outro da mesma espécie ou de espécies diferentes. É transmitida pela ingestão de comida ou água contaminadas. É na maioria dos casos assintomática (50% dos casos), porém pode haver diarréia e dificuldade de absorção de nutrientes nos infectados.

ESQUISTOSSOMOSE - É a doença causada por parasitas do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose, matando centenas de milhares de pessoas por ano. Todo seu ciclo até a infecção humana é em meio aquoso. Os sintomas resumem-se a diarréia sanguinolenta, palidez, e patologias urinárias.

Uma contaminação Físico-Química, geralmente esta associada a algum fator desagradável nas características organolépticas da água como:

COR - Causada por acumulo de sujidades na água;

ODOR - causado por matéria orgânica em decomposição ou hipercloração da água;

SABOR - causado por matéria orgânica em decomposição ou hipercloração da água

Obs. Para este estudo não estamos abordando contaminações físico-químicas de ordem mais séria, como as causadas por contaminações por pesticidas ou metais pesados

A responsabilidade da manutenção da qualidade da água por parte da concessionária pública se limita ao cavalete de entrada. A partir deste ponto a qualidade da água é de total responsabilidade do proprietário ou usuário;

É responsabilidade do proprietário ou usuário a contratação de um profissional da química, para diagnosticar a periodicidade de limpeza, bem como assessorar quanto aos procedimentos de limpeza e higienização; O Químico responsável pelos procedimentos de limpeza e higienização dos reservatórios e caixas d’água, deverá comprovar a eficiência da Sanitização através de ensaios físico-químicos e microbiológicos, conforme Portaria nº 2914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde.

PORTARIA MS Nº 2914 DE 12/12/2011 (FEDERAL)

Data D.O.: 14/12/2011

Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O Ministro de Estado da Saúde, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas;

Considerando a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes;

Considerando a Lei nº 9.433, de 1º de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou aLei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989;

Considerando a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos;

Considerando a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, altera as Leis nºs 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e revoga a Lei nº 6.528, de 11 de maio de 1978;

Considerando o Decreto nº 79.367, de 9 de março de 1977, que dispõe sobre normas e o padrão de potabilidade de água;

Considerando o Decreto nº 5.440, de 4 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano; e considerando o Decreto nº 7.217, de 21 de junho de 2010, que regulamenta a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, resolve:

Art. 1º. Esta Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Definição e Finalidades - Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água situados em pontos estratégicos do sistema de modo a atenderem as seguintes situações:

- Garantia da Qualidade da água

- Garantia da quantidade de água (demandas de equilíbrio, de emergência e de antiincêndio);

- Garantia de adução com vazão e altura manométrica constantes;

- Classificação

- De acordo com a localização no terreno:

- Enterrado, Semi-enterrado, Elevado, Embutido, etc...

- De acordo com o material de confecção:

- Amianto, Alvenaria, Inox, Polietileno, Fibra, etc...

Amianto

Largamente utilizado até final da década de 90 em residências unifamiliares.

Vantagens

• Baixo Custo de Instalação;

Desvantagens

• Difícil Sanitização;

• Riscos do amianto causar males a saúde intestinal ainda não comprovados em sua totalidade.

• Alvenaria

Reservatório geralmente utilizado em Condomínios e Grandes empresas.

Vantagens

• Livre Dimensionamento de volumes,

Desvantagens

• Elevado custo de instalação;

• Difícil acesso para Sanitizações;

Reservatório Geralmente utilizados em indústrias alimentícias ou farmacêuticas, devido as propriedades sanitárias do aço inox.

Vantagens

• Fácil Sanitização;

Desvantagens

• Elevado custo de instalação;

Polietileno/Fibra

Reservatório geralmente utilizado em residências e que vem se tornando popular em substituição ao modelo de amianto.

Vantagens

• Baixo Custo de Instalação;

• Fácil Sanitização.

Desvantagens

• Baixa Resistência Física/Mecânica.

PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

A - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

Programe o dia da lavagem da sua caixa de água.

Inicie com o fechamento do registro da entrada da casa ou amarre a boia.

B - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

Utilize a água da caixa com o próprio consumo, antes do dia da limpeza, ou guarde em algum vasilhame para uso durante o período que estiver limpando.

Deixe um palmo de água na caixa da água.

Programe o dia da lavagem da sua caixa de água. Inicie com o fechamento do registro da entrada da casa ou amarre a boia.

B - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

ATENÇÃO: Tampe a saída da água para que essa água que ficou no fundo seja utilizada na lavagem e para que a sujeira não desça pelo cano.

C - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO. - Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido, evitando o uso de escova de aço e vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto (no caso de caixas de água de fibrocimento, utilize escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, não utilizando pano úmido).Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos, deixando-a bem limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo, evite passá-los nas paredes.

D - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO.- Ainda com a saída da caixa fechada deixe entrar um palmo de altura de água (aproximadamente 2.000 litro), adicione 0,8 litro (800 ml) de hipoclorito de sódio 12% (solução de 50 a 100 ppm) e deixe por 02 horas. Com uma brocha, balde ou caneca plástica, molhar as paredes internas com a solução desinfetante. A cada 30 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram, caso isso ocorra, fazer nova aplicação dessa mistura até completar as 02 horas.

E - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO. - Não usar de forma alguma esta água durante 2 horas. Passadas as 02 horas, ainda com a bóia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo a sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas (estamos, assim, desinfetando os canos da residência). Essa água poderá ser utilizada para a lavagem de quintais, banheiros e outros pisos.

F - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, insetos ou sujeiras, assim evitará contaminação e transmissão de doenças.

Lavar a tampa antes de sua utilização.

Anote numa etiqueta auto-adesiva a data da limpeza e entregue 1 via ao condominio /administração.

G - PROCESSO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO

Solicitar a coleta e análise microbiológica para avaliação da desinfecção, onde no laudo deve constar o nome do interessado, data de coleta, identificação do reservatório e seu volume. O laboratório deve ser habilitado para a finalidade, ter alvará sanitário e responsável técnico.

• Limpeza de caixa de água 

• Limpeza de caixa de água

• Limpeza de caixa de água Jardim Imirim - SP

• Limpeza de caixa de água em Jardim Imirim - SP

• Limpeza de caixa de água de Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Caixa de Água

• Empresa de Limpeza de Caixa de Água Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Caixa de Água em Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Caixa de Água

• Serviço de Limpeza de Caixa de Água Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Caixa de Água em Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Limpeza de Reservatório de Água

• Limpeza de Reservatório de Água Jardim Imirim - SP

• Limpeza de Reservatório de Água em Jardim Imirim - SP

• Limpeza de Reservatório de Água de Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Reservatório de Água

• Serviço de Limpeza de Reservatório de Água Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Reservatório de Água em Jardim Imirim - SP

• Serviço de Limpeza de Reservatório de Água de Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Reservatório de Água

• Empresa de Limpeza de Reservatório de água Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Reservatório de água em Jardim Imirim - SP

• Empresa de Limpeza de Reservatório de água de Jardim Imirim - SP

• Imunização de Caixa de Água

• Imunização de Caixa de Água Jardim Imirim - SP

• Imunização de Caixa de Água em Jardim Imirim - SP

• Imunização de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Caixa de Água

• Serviço de Imunização de Caixa de Água Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Caixa de água em Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Empresa de Imunização de Caixa de Água

• Empresa de Imunização de Caixa de Água Jardim Imirim - SP

• Empresa de Imunização de Caixa de Água em Jardim Imirim - SP

• Empresa de Imunização de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Imunização de Reservatório de Água

• Imunização de Reservatório de Água Jardim Imirim - SP

• Imunização de Reservatório de Água em Jardim Imirim - SP

• Imunização de Reservatório de Água de Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Reservatório de Água

• Serviço de Imunização de Reservatório de água Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Reservatório de água em Jardim Imirim - SP

• Serviço de Imunização de Reservatório de água de Jardim Imirim - SP

• Empresa de Imunização de Reservatório de água

• Empresa de Imunização de Reservatório de água Jardim Imirim - SP

• Empresa de Imunização de Reservatório de água de Jardim Imirim - SP

• Desinfecção de Caixa de Água

• Desinfecção de Caixa de Água de Jardim Imirim - SP

• Empresa de Desinfecção de Caixa de Água